por F. Morais Gomes

23
Dez 10

Portugal depois da chegada do FMI? Não, é só o vulcão islandês...

 

O ano de 2010 está a terminar e também aqui gostaria de fazer um pequeno balanço dum ano dito de luta contra a pobreza e a exclusão social e onde mais pessoas caíram nessa triste realidade, com a dita crise a arrastar-se e infectar países da zona euro sob o fio da navalha dos ditos “mercados”(leia-se capital financeiro especulativo).

Portugal continuou no pântano, e não consigo destacar um facto positivo, com uma imprensa a preferir os fait divers e a justiça sempre a marcar a agenda mediática -Casa Pia, Face Oculta, Rei dos Gnomos, Duarte Lima, BPN, Freeport, submarinos, enfim arguidos para todos os gostos e de todos os tons partidários como convém. E ainda a novela PT-Telefónica. Os cem anos da República parece que foram só os 16 da I República, e os gays já podem casar numa altura em que a percentagem de divórcios ultrapassa a de uniões nesta era de família  disfuncionais e monoparentais. Mas a expressão mais matraqueada foi PEC, PEC, Conselho Europeu em Bruxelas, um PEC, reunião do Ecofin, outro, três já ninguém tira, para o ano há mais, só Deus e a sra Merkel é que sabem…

No mundo dos outros -e nossa também -foi um ano de adversidades meteorológicas, os elementos não estão mesmo de feição -os terramotos no Haiti e no Chile, a tromba de água da Madeira, as inundações no Paquistão, a maré negra no golfo do México, o vulcão islandês Eyajaffallajokull. De positivo só a salvação dos mineiros chilenos que num mundo onde tudo vai ao fundo foram os únicos a querer vir acima. A China vai fazendo o cerco, mesmo com a provocação do Nobel a Xiabao, a Europa (que é isso?) dissolve-se na inépcia sob a batuta cinzenta do sr.Rompoy e do inefável Barroso, Obama já teve melhores dias.

Na África do Sul nuestros hermanos lá levaram a taça (mas só porque o polvo Paul quis) enquanto os franceses com Anelka ganharam o prémio em pugilismo e Carlos Queiroz fez que era uma espécie de seleccionador. O Papa concordou com o preservativo (que mania  certas pessoas falarem de coisas que não conhecem) e os pedófilos começaram a ser tirados do armário(neste caso, da sacristia).Mas o ano não podia acabar sem alguém para fazer queixinhas e aí está o Big Brother Wikileaks versão novelesca do filme Vícios Privados, Públicas Virtudes, onde ninguém falou, viu ou ouviu e nem certeza tem da sua identidade. Pois é…Na era do IPAD e do Facebook o governo será virtual e nada que um delete não resolva um dia destes.

Por fim, assinalar os que partiram, uns que deixarão saudades(António Feio,Carlos Pinto Coelho, Mariana Rey Monteiro,José Torres,Rosa Lobato Faria,Ernâni Lopes,Dias Lourenço,Vergílio Teixeira,o Senhor do Adeus )outros que deixarão obra(José Saramago,Matilde Rosa Araújo,Jaime Salazar Sampaio,Lena Horne, Louise Bourgeois, Saldanha Sanches, Dennis Hopper, Blake Edwards,Nestor Kirchner,Tony Curtis,Eric Rohmer,Leslie Nielsen,Claude Chabrol) outros, enfim...(Lech Kaczynski,Rosa Coutinho).

Uma nota final positiva para a campanha Limpar Portugal e as causas da Popota e da Leopoldina.Mas solidariedade não são só chamadas de valor acrescentado.

E  agora, respirem fundo, ponham os escafandros, tomem o Valium 10 e entremos sem medos em 2011!Não, não é essa porta, essa diz FMI...

O Senhor do Adeus:"o sonho é que comanda a vida"

publicado por Fernando Morais Gomes às 10:32

Muito bom, felizmente ou infelizmente a Porta diz mesmo FMI....Venham eles, não é a primeira vez, nem será a última!
Já que o Mundo, apenas sobrevive com " guerras, tráfico de armas, corrupção, etc...", apontava para uma próxima guerra iminente, EUA Vs China...é apenas um feeling, negativo, claro!
Mas parece-me óbvio, um crescimento, conforme tem tido a China, torna-se previsivel, agora vamos ver é os motivos.....

Abraço e obrigado pelo resumo de mais um ano que de bom, quase nada teve....

JAlmeida
José Almeida a 23 de Dezembro de 2010 às 12:58

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
13
17

19
22

26
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO